Amamentação: saiba quais alimentos estimulam a lactação

O leite materno é o único alimento que atende completamente as necessidades nutricionais do bebê: não tem  contaminação, protege das doenças, favorece o desenvolvimento mental e nervoso, e é oferecido na temperatura  ideal.

Nas primeiras mamadas o bebê recebe o colostro – substância que o protegerá de bactérias e viroses até completar  aproximadamente seis meses de vida. A mãe deve ter muita paciência e não desistir de amamentar se o leite demorar  um pouco a surgir; às vezes ele demora até uma semana.

A alimentação da lactante requer atenção especial:

  • Alimentos ácidos geralmente tornam o leite ácido, fazendo com que o bebê sofra cólicas.
  • Evite condimentos, alimentos industrializados (linguiça, salsicha, sardinha) e frituras.
  • Abandone completamente o uso de bebidas alcoólicas e fumo, pois estas substâncias serão transmitidas ao bebé  através do aleitamento e prejudicarão seriamente sua saúde.

Para estimular a lactação:

Cereais
• Arroz integral, aveia, canjica, castanhas, milho e derivados, nozes e trigo integral.
Hortaliças
• Beterraba, cenoura e espinafre.

Frutas
• Amendoim, banana, coco, figo, maçã, mamão, jaca, pêra e uva.

Plantas
Beldroega • Usá-la na alimentação na forma de saladas cruas, ou refogada.
Erva-doce (Funcho) • Chá das sementes (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.
Hortelã • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

Fonte: Medicina Alternativa de A a Z, Carlos Nascimento Spethmann – Editora Natureza

Matérias relacionadas