Anticoncepcional sem intervalo, é prejudicial?

Olá, Doutora! Eu tomo anticoncepcional sem dar intervalo, tem algum problema? Por favor, me responda! Obrigada.

Você está tomando pílulas a mais desnecessariamente. Se o propósito é suspender a menstruação, existem métodos contínuos de progesterona e implantes hormonais com eficácia de três anos.

***

Estou com um problema e gostaria que a senhora me ajudasse: eu tomo o anticoncepcional Diane 35 há três anos. Neste mês, eu não tomei as pílulas no mesmo horário, apesar de não ter esquecido nenhum dia. Transei sem camisinha no fim de semana, mas minha cartela de anticoncepcional acaba na próxima quarta-feira. Será que devo tomar a pílula do dia seguinte ou não preciso me preocupar? Corro o risco de engravidar? Existe algum problema em tomar a pílula do dia seguinte mesmo tomando anticoncepcional? Estou desesperada, me ajude!
Obrigada,
Larissa.

Larissa, toda vez que um método anticoncepcional não é seguido à risca, você deve associar um método de barreira (preservativo) a fim de aumentar a eficácia numa possível falha e não atrapalhar a continuação da pílula.

A pílula de emergência é usada quando não se tem nenhum outro hormônio, em até 72 horas após a relação. Como não é seu caso, visto que você toma o anticoncepcional regularmente e ainda há o risco de interferir no ciclo seguinte, lembre-se de tomar a pílula sempre no mesmo horário. Na primeira metade da cartela, existe maior perigo de esquecimento, então associe com a camisinha.

Fonte: IG

Veja também!