Aprenda como limpar prata e como conservá-la

Porque a prata escurece? A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis também podem ocasionar o escurecimento da prata.

Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos.
Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre. (Fonte: Quatrocantos.com.br)

A prata não é tóxica.

Contato com outros produtos

- Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.

- Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.

- O contato de sua bijuteria com substâncias químicas produz alterações e deteriorações.

Por isso, recomenda-se às pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, salões de beleza, etc., ter cuidado com mercúrio, iodo, soda cáustica, líquidos tinturados e outros.
Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes .

Como manter o brilho das jóias

O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras.
Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das jóias.

Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.

Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.
(fonte:soprata.com.br)

Como limpar a prata

  • Uma solução caseira para dar brilho á prata escurecida é esfregá-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio. Mas cuidado a pasta de dente pode deixar alguns riscos na prata. (Fonte: Cracco Jóias)
  • Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução.
    A prata vai brilhar de novo.
  • Dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc. pode deixar riscos ou alguns danos na sua prata.
  • O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.

Como conservar a prata?

Para preservar o brilho, a prata exige certos cuidados.
As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas em lugar seco e envolvidas em papel-toalha.

As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz.
fonte: Quatrocantos.com.br.

Fonte: fazfacil

Matérias relacionadas