Astrologia: confira as previsões para todos os signos nesse ano de 2011

Em 2011, os tipos astrológicos que terão mais histórias para contar são aqueles pertencentes ao ritmo Cardeal do Zodíaco: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio – exatamente os signos que iniciam as estações do ano. Trata-se de um ano potencialmente revolucionário sob diversos sentidos, principalmente para aquelas pessoas que tenham nascido nos primeiros dez dias de um destes quatro signos. Elas não terão por que se queixar da rotina, mas em diversas circunstâncias poderão manifestar medo em relação à nova realidade que advém.

É importante ressaltar que quando falamos em “análise dos signos para 2011“, estamos nos referindo aos signos solares. Previsões astrológicas completas, contudo, são feitas considerando outros pontos tão importantes quanto, como o Ascendente, a Lua e outros. Deste modo, previsões para signos solares são como uma “degustação” da Astrologia, mas de forma alguma constituem o trabalho completo que pode ser oferecido. Para previsões completas, é preciso consultar um astrólogo.

Por fim, você irá observar que mesmo as previsões feitas para signos solares envolvem decanatos. Cada signo possui três decanatos, e cada decanato envolve dez dias do período de um signo. As datas indicadas como pertencentes a um decanato, em cada signo, podem sofrer variação de um dia para mais ou para menos, a depender do ano de nascimento. Por exemplo: alguém que nasceu no dia 21 de março pode ter o Sol a 0 grau de Áries ou a 29 graus de Peixes. Em casos assim, de datas-limite, convém consultar um astrólogo para tirar a dúvida de qual o decanato de nascimento, pois você pode pensar que nasceu no primeiro decanato de Áries, mas nasceu no terceiro decanato de Peixes!

Confira as previsões para cada signo solar:


ÁRIES __________________

Para as pessoas nascidas no primeiro decanato de Áries (aproximadamente de 21 a 30 de março) 2011 é um ano extremamente especial, poderoso e inusitado. É praticamente impossível planejar as coisas com absoluto controle, pois haverá muito espaço para o novo e para surpresas. Urano entra em Áries, sugerindo grande impulso para realizar mudanças extremamente radicais. Algumas destas mudanças poderão ser bastante assustadoras, mas a palavra-chave aqui é “liberdade”. Liberdade em relação a tudo o que estava gasto e superado. Coragem para mudar é a grande prerrogativa dos arianos do primeiro decanato, no ano de 2011, ainda mais se considerarmos que Plutão forma ângulo de quadratura com o Sol de quem nasceu no primeiro decanato deste signo. A soma dos trânsitos de Urano e de Plutão garante um 2011 cheio de mudanças extremamente radicais (algumas até mesmo difíceis) para quem é de Áries do primeiro decanato. Para os arianos em geral, independentemente do decanato, 2011 também é marcado pelo trânsito do planeta Júpiter pelo primeiro signo do Zodíaco, entre os meses de janeiro e maio. O trânsito de Júpiter possibilita a ultrapassagem dos limites apertados, a abertura de portas para novas – e bem-vindas – oportunidades. A antiga vida se revela por demais apertada e estreita, de modo que Júpiter expande as perspectivas, como quem diz “veja, você pode mais!”. E, acredite, pode mesmo! Os arianos do segundo decanato (nascidos aproximadamente entre 31 de março e 9 de abril, com variação de um dia de ano para ano), os primeiros nove meses de 2011 são marcados pela necessidade de economizar a própria energia vital. A oposição de Saturno ainda impera, sugerindo a necessidade de realizar maiores esforços, assim como a importância de poupar vitalidade, caso contrário o indivíduo poderá se sentir exaurido, sobrecarregado. De todo modo, Áries é o signo mais afetado por trânsitos ao longo do ano de 2011.

TOURO __________________

2011 é um ano especialmente significativo para os taurinos do primeiro e do terceiro decanato. Não há nenhum trânsito muito significativo para quem nasceu com o Sol no segundo decanato de Touro (entre 1 e 10 de maio). Para as pessoas do segundo decanato, outros trânsitos serão importantes, e isso dependerá do Ascendente, da Lua e de outros posicionamentos planetários que podem ser desvendados numa consulta astrológica. Para quem nasceu no primeiro decanato, 2011 é marcado pelo trânsito harmonioso de Plutão, que promove uma profunda limpeza nos aspectos da vida que não servem mais e que precisam ser eliminados para que o solo permita o nascimento de coisas novas e boas.

GÊMEOS __________________

O signo de Gêmeos é um dos menos afetados por trânsitos novos durante o ano de 2011. Quando isso acontece, favorecem-se as continuidades dos projetos iniciados em anos anteriores. Evidentemente, o indivíduo pode ter o Sol em Gêmeos, mas diversos outros pontos de seu mapa astral de nascimento podem estar sendo ativados por outros posicionamentos astrológicos que só podem ser verificados numa consulta astrológica. De todo modo, Saturno forma um ângulo harmonioso para os nascidos no terceiro signo do Zodíaco, independentemente do decanato de nascimento. Isso favorece a estabilidade e a firmeza dos projetos e propósitos.

CÂNCER __________________

Para os nativos do primeiro decanato de Câncer (nascidos entre os dias 21 e 30 de junho), 2011 se caracteriza como o prolongamento dos fortes processos transformadores iniciados em 2010, por conta do trânsito opositor de Plutão. Querendo ou não, tais pessoas são impelidas para fortes mudanças, tanto internas quanto externas. Muitas das coisas que demandam purificação e mudança são coisas a que o tipo canceriano do primeiro decanato pode estar ainda por demais apegado. E é por conta do apego que pode ocorrer sofrimento. É preciso respeitar o prazo de validade das coisas, e saber deixar ir aquilo que não serve mais. Quanto mais o indivíduo entrega e deixa ir, mais felicidade garante para si mesmo a médio prazo. E quanto mais se apega e tenta resistir ao processo de purificação, mais sofrimento advém. E a partir de março de 2011, não há escapatória para os cancerianos do primeiro decanato: a mudança se impõe com todo seu irresistível poder. Para os cancerianos de quaisquer decanatos, os cinco primeiros meses de 2011 tendem a ser caracterizados pelo risco de desperdício em diversos setores da vida. É preciso cultivar a parcimônia e evitar atitudes por impulso. Em geral pode até não parecer, mas Câncer é um signo muito impulsivo. A quadratura de Júpiter em trânsito estimula os excessos, sejam eles financeiros, alimentares ou emocionais, e é preciso atenção redobrada para não se deixar levar por tal dificuldade para manter as proporções.

LEÃO __________________

Os leoninos do último decanato (13 a 22 de agosto) passam por um ano de 2011 marcado pelo final de indefinições, pelo amarrar das pontas soltas. O final do trânsito de Netuno sugere a possibilidade de definições mais claras acerca daquilo que se quer e daquilo que se pode, ou seja, limites serão reconhecidos e respeitados. Já os leoninos do primeiro decanato (23 de julho a 1 de agosto) receberão os estímulos do trânsito harmonioso de Urano, que insufla de coragem para realizar mudanças extremamente significativas em diversas áreas da vida. Para os leoninos em geral, independentemente do decanato de nascimento, 2011 é um ano mais consistente e realizador do que foi 2010.

VIRGEM __________________

O ano tende a ser bem mais estável e próspero para os virginianos em geral, durante 2011, do que foi em 2010. Especialmente aqueles nascidos no primeiro decanato (entre 23 de agosto e 1 de setembro) serão beneficiados pelo trânsito harmonioso de Plutão, que possibilita a identificação das áreas da vida que permitem melhor investimento. Riqueza em diversos sentidos é uma forte possibilidade para os virginianos em 2011, mas evidentemente é preciso observar outros posicionamentos astrológicos, de acordo com a hora de nascimento, a fim de identificar que tipo de oportunidades se manifestarão e aonde a abundância da vida mais se expressará.

LIBRA __________________

Durante todo o ano de 2011, o planeta Saturno ainda estará no signo de Libra, afetando mais propriamente as pessoas nascidas no decanatos 2 e 3 do signo, ou seja, quem nasceu do dia 3 de outubro (ou 2, a depender do ano) até o final de Libra (que pode ser 22 ou 23 de outubro, a depender do ano de nascimento). A qualidade mais poderosa para este ano é o processo de assumir responsabilidades, sobretudo aquelas mais fortes e difíceis. Sabendo respeitar a necessidade de economia e parcimônia, será possível tirar de letra tais tarefas e até mesmo ultrapassar as expectativas iniciais em torno delas. Saturno, como sempre, vem lembrar a importância de dizer “não”. Saber estabelecer limites para si é um dos processos de aprendizado mais importantes para os librianos dos decanatos 2 e 3, este ano. Urano e Plutão, por sua vez, afetam os nascidos no primeiro decanato de Libra (de 23 de setembro a 2 de outubro), estimulando um ano totalmente diferente em relação àqueles nascidos nos outros decanatos. Se a palavra-chave para os decanatos 2 e 3 é prudência, para o decanato 1 é ousadia! Quanto mais ousado o indivíduo for, não se deixando dominar por receios ou inseguranças, maiores as chances de êxito a médio prazo. Aqui, ao contrário, é necessário aprender a dizer “sim”, principalmente para tudo aquilo que antes dava medo ou estimulava o receio. Lançar-se em novas aventuras é a potencialidade mais marcante para os librianos do primeiro decanato durante o ano de 2011.

ESCORPIÃO __________________

Os escorpianos do primeiro decanato (nascidos entre 23 de outubro e 1 de novembro) vivenciarão uma oposição do planeta Júpiter a partir de maio de 2011. Precisarão, portanto, tomar cuidado no que diz respeito a conflitos com figuras de autoridade e evitar comportamentos arrogantes. O excesso de confiança pode terminar constituindo uma armadilha para estes escorpianos em específico. Já os escorpianos do terceiro decanato (nascimentos ocorridos por volta de 12 a 21 de novembro) precisarão se empenhar mais a fim de conseguir separar o que é sonho viável do que é fantasia sem sentido. Os escorpianos do segundo decanato (de 2 a 11 de novembro) passarão por um 2011 relativamente tranqüilo, a não ser que outros aspectos do mapa astrológico de nascimento indiquem outros tipos de trânsitos.

SAGITÁRIO __________________

Para os sagitarianos em geral, independentemente do decanato de nascimento, 2011 é um ano marcado por novos estímulos e novas propostas de aventura. Se por um lado não há garantia para absolutamente nada, é justamente a possibilidade do risco que possibilita empenhos maiores na direção daquilo que se deseja. Os trânsitos de Urano e de Júpiter estimulam imensamente a possibilidade do novo e do original, mas é preciso prudência na empolgação e um esforço maior no que diz respeito a definições. É preciso saber precisamente o que se deseja antes de investir energia numa dada direção.

CAPRICÓRNIO __________________

Assim como em 2010, o ano de 2011 tende a ser um período especialmente transformador para os capricornianos nascidos no primeiro decanato, ou seja, entre 21 e 30 de dezembro. O trânsito de Plutão é extremamente lento, e desencadeia processos de transformação que se dão ao longo de três, quatro anos. O processo é lento, porém firme e, no final, uma vida inteiramente nova se manifesta. Quanto mais o indivíduo se apegar a velhas estruturas, mais sofrimento advirá. A partir de março de 2011, os capricornianos do primeiro decanato se perceberão com mais ousadia e gás para agir do que talvez tenham tido em 2010. Já os capricornianos dos demais decanatos passam por uma quadratura de Saturno e precisarão ter que lidar com responsabilidades muito fortes ao longo de 2011. Talvez sintam enfado e desgaste em diversos momentos, mas compreenderão a importância de realizar pequenos sacrifícios que se revelarão mais do que benéficos em médio e longo prazo.

AQUÁRIO __________________

Os nascidos no terceiro decanato do signo de Aquário (nascimentos ocorridos entre 10 e 19 de fevereiro, aproximadamente) vivenciarão a conjunção Netuno-Sol ao longo do ano de 2011, e poderão se perceber tomados por sonhos que demandarão forte atenção crítica. Sem discernimento entre o que é sonho viável e o que é mera fantasia, 2011 poderá representar grandes desperdícios de tempo para os aquarianos do terceiro decanato. O senso prático deve ser estimulado, a fim de que seja possível sonhar sem “viajar” demais. Já os aquarianos do primeiro decanato (nascidos entre 21 e 30 de janeiro) terão um 2011 extremamente estimulante, e sentirão novo gás para realizar mudanças que antes poderiam parecer difíceis. Excelente ano para iniciar projetos novos e originais, portanto. Os aquarianos do segundo decanato (nascidos entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro) vivenciarão um 2011 mais estável e concentrado, por conta do trânsito harmonioso de Saturno, e poderão se concentrar no aperfeiçoamento de projetos iniciados em anos anteriores. Podemos sintetizar o ano de 2011 para Aquário da seguinte forma: para os do primeiro decanato, ousadia; para os do segundo decanato, aperfeiçoamento e concentração; para os do terceiro decanato, fantasia.

PEIXES __________________

Entre abril e julho de 2011, o planeta Netuno, regente moderno de Peixes, voltará a este signo ? após mais de um século e meio! Todavia, a entrada definitiva de Netuno em Peixes não se dará em 2011, e sim em 2012. O que teremos entre abril e julho é uma entrada temporária seguida de uma retrogradação (Netuno volta temporariamente a Aquário). Mesmo assim, este trânsito tem forte impacto sobre a vida dos piscianos do primeiro decanato (nascidos entre 20 de fevereiro e 1 de março) e estimula a abertura dos canais espirituais, assim como incentiva o desejo de ajudar o próximo. Já para os piscianos do terceiro decanato (nascidos entre 11 e 20 de março, aproximadamente), o trânsito de Urano se manifesta apenas nos dois primeiros meses do ano, sugerindo o final de um longo ciclo de instabilidade, de modo que a partir de março as coisas começam a ficar mais sólidas e confiáveis. Os nascidos no segundo decanato não passam por nenhum trânsito solar significativo ao largo de 2011, e devem observar outros posicionamentos de seus mapas astrais, consultando serviços personalizados de Astrologia.

Fonte: Horóscopo por Personare – Autor (Alexey Dodsworth)

Matérias relacionadas