Como fazer produtos de limpeza caseiros e menos tóxicos? Aprenda aqui

Sabão de coco, bicarbonato de sódio, limão, vinagre branco, aromatizante e água. Com esses seis ingredientes, é possível fazer um produto de limpeza menos tóxico e até mais eficiente que os industrializados.

Essa receita, mostrada no Bem Estar desta segunda-feira (30), foi testada e aprovada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Receita de detergente ecológico

- 2 litros de água

- 500 gramas de sabão de coco ralado

- Suco de 2 limões ou laranjas

- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Ferva duas xícaras de água com o sabão de coco ralado em fogo baixo. Depois tire do fogo e acrescente cinco xícaras de água fria, o bicarbonato e o suco de limão (com a casca, pode ser feito um desinfetante).

Saiba que não é a quantidade de espuma que garante a eficácia do detergente, que serve para dispersar bolhas de gordura. Além de dar uma falsa impressão de limpeza, a espuma ajuda a poluir rios e mares.

Receita de desinfetante ecológico

- 3 colheres de sopa de bicarbonato

- 3 colheres de vinagre branco

- 10 gotas de essência de óleo (aroma da sua preferência)

Receita multiuso

- 6 colheres de sopa de vinagre, de preferência o branco

- 6 colheres de detergente caseiro

- 10 gotas de essência de óleo

- 3/4 de xícara de chá de água fria

Dicas de como guardar os recipientes: sempre em locais altos, fora do alcance das crianças, e em embalagens que não causem confusão com bebidas, como garrafas PET de refrigerante. O único produto que pode ficar mais à mão é o detergente de louça.

Segundo o toxicologista convidado do programa Bem Estar, nunca se deve usar cloro puro em limpezas domésticas. A concentração recomendada é abaixo de 10%. Em alta dosagem, o produto pode causar queimaduras de segundo e terceiro graus, problemas respiratórios e rachaduras na pele.

Em caso de acidentes com o uso de produtos de limpeza, ligue para o Centro de Toxicologia do seu estado. A lista de cada unidade você confere aqui.

Ver mais detalhes e matéria completa, acesse: Bem Estar

Fonte: G1/Bem Estar

Matérias relacionadas