Como fazer uma linda luminária

Há várias formas e cada uma mais bela que a outra de fazer luminárias em casa e com alguns materiais simples. Veja a seguir um belo exemplo de uma para você fazer.

Material:

- Uma bexiga
- Um copo
- Fita adesiva larga, tipo para selar caixas
- Cola branca, tipo cascorex
- Tesoura, alicate e chave de fenda para a montagem da base
- Linha grossa tipo cordonê na cor que você quiser (no exemplo se usou dessa linha, mas você pode substituir por barbante, natural ou tingido, ou sizal, também natural ou tingido, pois são mais “firmes” para esse trabalho.)
- Um quadrado de madeira, de uns 20×20 cm, envernizado ou pintado na cor que você preferir, para a base
- Um soquete para lâmpada, de louça, para aparafusar
- Fio para abajur (conhecido também por rabicho, em lojas de materiais elétricos ou utilidades/ferragens você encontra). Esse fio já vem pronto para uso, com o interruptor para abajur e o plug macho para ligar na tomada.S e não encontrá-lo pronto, você pode comprar o fio, o interruptor e o plug e montar um.

Encha a bexiga, sem deixar muito esticada.Nessa foto encheram ela a ponto de ficar com formato de pêra.Encaixe ela no copo ou vasilha, para ter um apoio para se fazer a luminária.Prenda a bexiga no copo com a fita adesiva, dando a volta na bexiga e no copo.

Com um pincel , passe cola branca em toda a bexiga.Capriche, ponha bastante cola, de modo a cobrir bem a bexiga.

Feito isso, pegue o fio (ou o barbante/sizal) e enrole em toda a bexiga, aleatoriamente, cruzando várias e várias vezes , como se fosse um casulo mesmo.Quanto mais aleatório e com cara de “teia de aranha” melhor.Conforme for enrolando, vá passando cola de vez em quando, quanto mais cola, mais firme fica.
Passe cola sobre todos esses fios enrolados, generosamente, na finalização.Não se preocupe por a cola ser branca, ao secar ela fica transparente…
Quando estiver bem seco, tire a bexiga do copo, soltando a fita adesiva e corte a ponta da bexiga , para esvazia-la.
Delicadamente, solte a bexiga dos fios (sai facinho, porque o látex da bexiga na realidade não gruda com cola) e com a tesoura, corte a borda dessa “casca” de fios .Aqui deixaram muito do “pescoço” do formato da bexiga, eu cortaria um pouquinho mais acima, pra deixar esse casulo mais redondinho.
Prepare a base, com o quadrado de madeira, aparafuse o soquete (já com o fio instalado nele).E coloque o casulo por cima.
Pronto!
 
 
O resultado fica bem legal!

Link original: home-boxer
Passo a passo e Fotos: las manualidades

Matérias relacionadas