Como saber se estou no período fértil para não engravidar?!

Você corre o risco de engravidar sempre que tiver uma relação sexual. O risco sempre há, que isso fique claro antes de qualquer coisa. Mas também devemos saber que os métodos hoje em dia são a melhor escolha para evitar a gravidez indesejada.

São vários os métodos anticonceptivos, vá ao seu ginecologista e converse sobre qual o método ideal para você. Se não se sentir a vontade com esse médico, consulte outros outros, até você se sentir a vontade para tirar todas as suas dúvidas, o importante é não deixar de ter esse acompanhamento e nem de se prevenir contra DSTs e gravidez ( se não quiser no momento). OK?!

Além da pílula anticoncepcional, camisinhas e demais métodos (injeção, DIU, etc), você também pode saber mais sobre o seu período fértil. É a famosa tabelinha, muito criticada por não ser tão eficaz como os métodos existentes. Mas, aliada à esses métodos, o fato de calcular seu período fértil e saber os melhores dias para ter relações sexuais sem correr tantos risco de engravidar, vale a pena. Utilize todos os métodos juntamente com a tabelinha.

Para calcular seu período fértil, utilize essa calculadora: guiadobebe.uol.com.br

 

aplicativos de celular que te ajudam e facilitam o cálculo. O aplicativo My Days, que calcula seu dia fértil e ainda ajuda você a ter um controle sobre sua vida sexual anotando os dias que teve relações e quando tomou seu remédio.

Acesse: Saiba mais sobre o anticoncepcional e outras formas de evitar a gravidez

 

Matérias relacionadas