Dormir com maquiagem pode acelerar o envelhecimento da pele

Festa, casamento, balada: ótimas oportunidades para a mulher caprichar no visual. Invariavelmente a produção passa pela maquiagem. Quase unânime entre as mulheres, o trio batom, blush e sombra são itens indispensáveis em qualquer ocasião. A questão que mais preocupa é a maquiagem não retirada, principalmente na hora de dormir. A falta deste cuidado pode colaborar com o envelhecimento precoce da pele.

Quem faz esse alerta é o dermatologista Dr. Cesar Cuono, de São Paulo. “A não remoção correta da maquiagem pode levar a uma série de ocorrências, como a degradação dos produtos na pele e o aumento da formação de radicais livres, que culminam com o envelhecimento. Perigo maior ainda é dormir com a maquiagem. Cosméticos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. Em médio prazo, a pele perde a viscosidade, fica mais oleosa e o envelhecimento é acelerado”, explica.

Outro fator importante, segundo Dr. Cuono, é a data de validade dos produtos. “Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade e a atenção ao observar este detalhe a cada uso é essencial. Produtos usados após o vencimento podem irritar a pele e causar danos enormes”, afirma o dermatologista.

Escolhendo a maquiagem

O dermatologista Cesar Cuono ressalta que na hora de escolher a maquiagem deve ser levado em conta o tipo de pele e a procedência dos produtos. “Hoje, as mulheres contam com tipos diferentes de maquiagens e de boa qualidade sob diversas formas: creme, líquido, spray, mousse, entre outras. Existem também os produtos hipoalergênicos, que têm menor chance de provocar reações alérgicas, ou seja, dificilmente terão problemas, a não ser alergia a algum produto, ou obstrução dos poros, levando à formação de pústulas (espinhas)”, esclarece.

Dicas de cuidados com a pele

1 – Escolha uma maquiagem de qualidade, para o seu tipo de pele;
2 – Antes de utilizar qualquer maquiagem sempre limpe muito bem a pele;
3 – Remova completamente a maquiagem: lave e hidrate, pois os processos de limpeza ou a própria maquiagem podem ressecar a pele.

 

 

Por Renata De Grande | Atmosfera Feminina

Matérias relacionadas