Hormônio feminino estrogênio pode inibir o crescimento do câncer de próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui, e está localizada na parte baixa do abdômen. Produz parte do sêmen, o líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer surge quando as células do órgão passam a se dividir e a se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do de pele não-melanoma) e a estimativa é de 52.350 novos casos em 2010, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas há a possibilidade de aumentar as opções de tratamento. Uma pesquisa australiana concluiu que o hormônio feminino estrogênio pode ajudar a combatê-lo.

Segundo informações contidas no site Terra, os medicamentos à base de estrogênio poderiam ser desenvolvidos e testados especificamente para o estágio avançado do tratamento, inibindo o crescimento do câncer de próstata e matando as células cancerosas mais resistentes ao tratamento convencional

Mais informações sobre o Câncer de Próstata:

  • Quais os sintomas e como prevenir?

Fontes: saude.terra e www.inca.gov.br

Matérias relacionadas