Má digestão: acabe com a sensação de mal-estar e estômago pesado após refeições

Você tem má digestão?! Saiba que algumas atitudes podem melhorar esse incômodo e permitir que seu organismo faça uma boa digestão.

Os sintomas de quem tem má digestão são:

• Sensação de estômago cheio;
• Enjoos;
• Eructações (arrotos);
• Vômitos;
• Sonolência após as refeições;
• Dores abdominais.

Alguns hábitos podem ser realizados durante as refeições, outros devem ser realizados logo após. Uma boa digestão ocorre quando nosso corpo tem facilidade em absorver os nutrientes dos alimentos, prevenindo incômodos, mal-estar e a sensação de inchaço e estômago muito cheio.

Hábitos que melhoram a má digestão:

1 • Primeiro, mastigue bem os alimentos durante as refeições. Comer sem tanta pressa assim ajuda a saborear os alimentos e facilita a absorção dos alimentos. Sabemos que é meio difícil, devido a rotina de correria e trabalho que muitos têm, onde mal há tempo para comer, mas criando o hábito de mastigar mais vezes, você já ajuda para uma boa digestão. A nutricionista Roberta Stella destaca que o resultado dessa correria toda na hora de comer, acumula gases em e podemos ficar com o abdômen inchado. Sem falar que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.

2 • A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite discussões, brigas e levar o trabalho para a mesa. Não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão, uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.

3Não beba durante as refeições. Os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos, afirmam a médica Leninha Valério do Nascimento e a jornalista Áurea Pessoa no livro Beleza – Desafios da Ciência e da Tecnologia.

4Ingerir chá depois da refeição também vai super bem, já que ele ajuda a livrar da sensação de inchaço. Quando o chá é quente,  ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais.

5Evite esforço físico e relaxamento, ao sair da mesa, descanse um pouquinho, mas evite dormir. O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar.

6Não abuse de alimentos gordurosos e de frituras.

alimentos-que-ajudam-na-digestão

Alimentos que ajudam na digestão

Conheça os alimentos que ajudam na digestão

- Iogurte: um pote ao dia melhora o funcionamento do intestino e previne diarreias; - Gengibre: melhora o enjoo quando mastigado cru ou usado para fazer chá; - Banana: Reduz a acidez do estômago; - Pera e Ameixa: frutas que possuem fibras e combatem a prisão de ventre; - Chá verde: É um antiácido natural,tome após as refeições; - Arroz: Melhora a azia e a má digestão, pois possui pouca proteína, sendo digerido mais rápido; - Mamão papaia: Possui efeito antioxidante e ajuda no processo digestivo.

Recomendações

Se os sintomas desaparecerem com a apenas a mudança dos hábitos alimentares ou após tomar antiácidos, a indigestão não oferece riscos maiores. Mas em casos onde os sintomas permancem por mais de uma semana, ou vierem acompanhados por fezes escuras, ou por qualquer outro sintoma anormal, procure assistência médica sem demora. Procure auxílio médico para diagnóstico preciso e tratamento adequado para cada caso.

 

Fonte: com informações de - minhavida (nutricionista Roberta Stella), navegandonaweb.com e Dr. Drauzio Varella

Matérias relacionadas