Mãe de primeira viagem? Tire suas principais dúvidas e veja dicas especiais

A realização do sonho da maternidade chega, para muitas mulheres, acompanhada de insegurança e muitas dúvidas. As mudanças de rotina, a responsabilidade e a interpretação das necessidades dos bebês estão entre as principais preocupações das mamães de primeira viagem.

As perguntas feitas pelas mães ao obstetra e, mais tarde, ao pediatra mudam ao longo dos nove meses de gestação. “Quando a mulher descobre que está grávida, as dúvidas mais comuns são sobre o que ela pode e não pode fazer durante a gravidez. Com o passar dos meses, a gestante passa a se preocupar com a rotina após o nascimento do bebê”, diz o ginecologista Aléssio Calil Mathias, obstetra especialista em reprodução humana e diretor da clínica Genesis.

Mãe da pequena Laura, de apenas oito dias, Aline Coutinho Lafraia, de 31 anos, confirma a percepção do especialista. “Corri meia maratona sem saber que estava grávida e descobri na semana seguinte, então as primeiras dúvidas são sobre alimentação, remédios que podemos tomar e a prática de atividades físicas. Depois, queremos saber quando será possível identificar o sexo e quando a criança começará a mexer. Só mais tarde surge a preocupação com o sono da criança, a mamada e, principalmente, como identificar o motivo do choro do bebê”, conta Aline.

Laura - Foto: G1

Os obstetras Aléssio Calil Mathias e Antonio Julio Barbos dão alguns conselhos:

Qual alimentação mais adequada?

A gestante deve manter uma alimentação balanceada, priorizando alimentos como saladas e ricos em proteína, e evitando alimentos gordurosos ou com excesso de carboidratos. Açúcares também devem ser evitados. A gestante não deve consumir carne crua.

Devo fazer atividade física?

A atividade física é permitida e recomendada, mas deve ser iniciada, preferencialmente, após a 16ª ou 18ª semanas. Exercícios sem impacto, como a hidroginástica, são os mais recomendados.

Posso pintar os cabelos?

Uma das dúvidas mais frequentes é quanto ao uso de tinturas no cabelo. A orientação dos médicos é suspender tratamentos químicos com amônia e formol. A partir do quinto mês de gestação, a mulher pode fazer luzes e reflexo, desde que os fios que ficam próximos ao couro cabeludo sejam preservados. Tonalizantes sem amônia podem ser utilizados

Relações sexuais, quando ter?

São permitidas durante toda a gestação, com cuidados específicos em casos de gravidez de risco. O médico deve ser consultado para analisar caso a caso. O ideal é que relações sexuais sejam praticadas apenas até a 37ª e 38ª semanas.

Fonte: G1

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *