Manchas escuras na pele e sardas: conheça os tratamentos mais indicados

Tratamento para manchas escuras e sardas. As regiões mais atingidas por manchas são o rosto e o colo. Para saber mais sobre as manchas e os tipos acesse: Tipos de mancha que atingem o rosto e tratamento ideal para cada tipo.

Pode-se usar laser, luz intensa pulsada ou peelings para melhorar a aparência da pele em até 80%. A ideia é lançar mão de uma tecnologia que destrua o pigmento da melanose. Além dos aparelhos Fraxel Dual, Photoderm, StarLux e Harmony XL, citados anteriormente, é possível tratar o problema com:

Laser de Rubi
Indicação Melanoses no rosto e no colo.
Como funciona A energia emitida pelo aparelho microfragmenta os pigmentos das manchas. Dessa forma, eles são facilmente eliminados pelo organismo. Nos 20 minutos que se seguem à aplicação, a região tratada fica esbranquiçada e, nos dias subsequentes, surge uma casquinha no lugar da antiga mancha, que cai em sete dias. A pele readquire seu aspecto normal em duas semanas. No período que antecede o tratamento, é preciso evitar o sol e suspender o uso de ácidos até dois dias antes. Após as sessões, é indispensável o uso de filtro solar. Não é necessária anestesia.
Contraindicação Peles escuras, porque a tecnologia pode causar hiperpigmentação e contribuir para o surgimento de manchas.
Número de sessões Duas, com intervalo de 30 dias entre elas. Logo na primeira sessão já é possível notar melhora na coloração das manchas e da pele.

Nd: YAG 1064 nanômetros
Indicação Melanoses no colo e no rosto.
Como funciona A alta concentração de melanina das manchas atrai o laser, que destrói os pigmentos escuros com a emissão de calor. Ao se fragmentarem, eles são naturalmente eliminados pelo organismo. Durante os disparos, a paciente sente um ardor, mas não é necessário nenhum tipo de anestesia. No local das marcas, formam-se crostas, que caem em cerca de sete dias. Não é preciso cuidado prévio e, após o tratamento, recomenda-se apenas o uso de filtro solar. A tecnologia é indicada para tratar manchas isoladas e pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive em mulatas.
Contraindicação Peles bronzeadas. Acontece que o laser pode confundir a melanina que foi estimulada pelo bronzeado com a melanina das manchas, aumentando ainda mais o problema.
Número de sessões De uma a duas, com intervalo de 30 dias entre elas. O resultado final só pode ser avaliado três semanas após o fim do tratamento.

Alexandrite
Indicação Melanoses no colo e no rosto.
Como funciona A alta concentração de melanina das manchas atrai a luz vermelha deste aparelho, que aquece e destrói os pigmentos. A área ao redor da marca permanece intocada. Na hora da aplicação, o incômodo é tolerável, semelhante a uma picada de inseto. Após o procedimento, a região fica com coloração cinza-esbranquiçada e com crostas por sete dias. Durante a cicatrização, é indispensável o uso de protetor solar FPS 30 ou maior e cremes bactericidas. Maquiar, depilar ou abafar a região não é aconselhável no período de recuperação.
Contraindicação Não há.
Número de sessões Duas, com intervalos de 30 dias entre elas. Os resultados só podem ser avaliados após a segunda sessão.

Peeling de ácido tricloroacético
Indicação Melanoses no rosto e no colo.
Como funciona Pode ser usado líquido ou em pasta em concentrações que variam de 20% a 40%. O ácido é espalhado em todo o rosto e friccionado até atingir o chamado frost, que se caracteriza por uma coloração esbranquiçada. Ele é resultado da coagulação proteica que o ácido causa ao queimar a pele. O procedimento é dolorido, mas não é usada anestesia. Nas 24 horas seguintes, surgem crostas, que caem em cinco dias. A descamação dura cerca de uma semana e a coloração normal da pele volta em um mês. Quinze dias antes do procedimento, é preciso usar creme à base de ácido retinoico e hidroquinona. Após as sessões, apenas protetor solar.
Contraindicação Peles sensíveis ou com infecções.
Número de sessões De uma a duas, com intervalo de um mês entre elas. Já na primeira sessão é possível notar melhora.

Outros tipos de manchas e seus devidos tratamentos que atingem principalmente as regiões do colo e rosto da mulher:

Manchas vermelhas

• Manchas escuras e sardas

Melasma

Conheça alguns cremes que ajudam a clarear as manchas

Fonte: Marie Claire

Matérias relacionadas