O macarrão e seus nutrientes

O macarrão tem longa história na culinária de muitos países, principalmente a China, onde são preparados a partir de uma grande variedade de farinhas de cereais e leguminosas, e na Itália, preparada exclusivamente com farinha de trigo.

Na verdade, fala-se que o macarrão viajou da China para a Itália pelas mãos de um antigo viajante, Marco Polo. Este veneziano que no século XIII viveu na China por muitos anos, é que teria trazido o segredo do macarrão quando voltou para a Itália. Mas tudo indica que a presença das massas na Itália seja bem anterior. Em uma tumba etrusca, perto de Roma, que data do século III a.C. , há um baixo relevo que mostra um rolo de macarrão, uma carretilha e uma mesa usada para abrir e fazer massas.

Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

Os principais nutrientes do macarrão:

São os carboidratos, fontes de energia. O macarrão integral possui mais fibras alimentares e maior quantidade de vitaminas e sais minerais do que o macarrão de farinha de trigo refinada.

Os carboidratos também estão presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. As vitaminas e minerais, presentes nas frutas, verduras e legumes, são essenciais nos processos digestivos, na circulação sanguínea, no funcionamento intestinal além do sistema imunológico. A água desempenha um trabalho importantíssimo na na absorção de nutrientes e na digestão.

Nutrição:

Calorias por cada 100g
Macarrão com ovos – 350 a 360 calorias
Macarrão integral, sem ovos – 360 calorias
Macarrão oriental – 395 calorias
Macarrão soba – 350 calorias
Macarrão de glúten – 382 calorias
Macarrão de arroz – 360 calorias
Macarrão cozido – 105 calorias

Muitas pessoas deixam de comer macarrão quando começam a fazer dieta. Mas saiba que dependendo dos ingredientes da receita, é um prato que pode ser consumido sem problemas. É só evitar cremes e queijos e exagerar nas hortaliças e alimentos lights, com redução de gorduras.

Tipos de macarrão:

- Macarrão clássico – obtido a partir de uma massa de farinha ou sêmola de trigo umedecidas com água ou ovos, aberta e cortada em diversas formas. As massas industrializadas são à base de trigo duro, variedade de trigo rica em glúten que dá uma massa resistente, mas flexível. Também podem ser encontrados os coloridos, enriquecidos com espinafre, tomate, cenoura, beterraba, etc.
- Macarrão integral – feito com trigo integral e normalmente não contém ovos, ideal para quem está com os índices de colesterol alto. As calorias são as mesmas do clássico.
- Macarrão oriental – têm mais calorias pois no seu processo, o macarrão é cozido, frito e desidratado. Já se encontra a sua versão light.
- Macarrão de glúten – feito à base de glúten.
- Macarrão soba – encontrado em lojas de produtos orientais, é de fácil digestão e preparado com uma mistura de farinha de trigo e trigo-sarraceno, a qual se acrescenta uma solução de bicarbonato de potássio.
- Macarrão de arroz – também muito utilizado na cozinha oriental é macio e delicado. Pode ser consumido por portadores de doença celíaca que não podem consumir glúten. Apesar do mesmo número de calorias do macarrão clássico, é mais leve e rende mais em cada 100g.
- Macarrão de soja – mais uma opção para quem não pode consumir glúten, é fabricado com farinha de soja desengordurada, proteína isolada de soja e farinha de arroz.
- Macarrão harussame – feito de vários amidos, principalmente o feijão, é encontrado na forma de filamentos bem finos, quase transparentes. Antes de serem utilizados devem ser amaciados em água fervente.

FONTE: WWW.XENICARE.COM.BR, www. mulherdeclasse.com.br, www.nestle.com.br

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