O que é icterícia neonatal? O que fazer se meu bebê tiver icterícia?

A icterícia neonatal é uma alteração fisiológica (normal)  na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, que deixa o bebê amarelado.

A cor amarelada do bebê acontece devido ao excesso de bilirrubina no sangue, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

Esse excesso ocorre pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue.

Esse tipo de icterícia não é considerado doença, ocorre em 50% dos recém-nascidos. Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê.

Para os bebês que apresentam icterícia, é importante o banho de sol pela manhã ou a tardezinha, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.

Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. Nesse procedimento, o recém-nascido fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.

Esse tratamento é muito comum em prematuros e em bebês que a icterícia não desaparece espontaneamente. O aumento da bilirrubina acima de certos limites pode acumular-se no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, deve-se ter cuidado redobrado.

Outras informações

Existem outros tipos de icterícia mais graves e requerem mais atenção. É importante um acompnahamento médico.

Se as fezes e urina do bebê estiverem com coloração diferente procure imediatamente um médico.

O banho de sol até as dez da manhã e depois das quatro da tarde é muito importante como tratamento da icterícia.

O aleitamento materno é sempre o melhor para o bebê. Só o interrompa com recomendação médica.

Fonte: guiadobebe.uol

Matérias relacionadas