O que pode ou não fazer durante o período de amamentação

O aleitamento materno é uma fase importantíssima na vida de um bebê e nenhuma mãe quer prejudicar seu pequeno. Antes de qualquer coisa, é necessário se preocupar com a qualidade do leite materno, e o fundamental para isso é uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo boa saúde tanto pra mamãe quanto pro bebê.

Algumas dicas, é ingerir bastante água, para manter-se bem hidratada e também para uma boa produção de leite sem perder volume e qualidade. Sucos naturais, chás claros e leite, também são uma boa, só deve ter um certo cuidado porque são mais calóricos.

O que pode ser evitado

Couve-flor, couve, rabanete, repolho e espinafre: ricos em enxofre, causam gases e podem perturbar o processo de digestão da criança. Se a criança geralmente  chora depois de mamar, vale rever o que foi ingerido antes, e evitar ou diminuir a quantidade.

Refrigerantes em excesso: os derivados de cola e guaraná pode deixar o bebê muito agitado devido à cafeína e outras substâncias estimulantes presentes na composição. Substituí-los por sucos naturais, é uma boa opçao. E com adoçantes é bom evitar excessos também, ou optar por adoçantes naturais (extraídos da planta Estévia) em doses pequenas.

Feijão, carne vermelha e frutas cítricas: é importante observar o comportamento do bebê, como ele reage, após você consumir esses alimentos, se há muita agitação, ou chora, melhor diminuir o consumo, ou evitar por uns dias.

Remédios: tomar com prescrição médica e no caso de analgésicos e antiinflamatórios de venda livre podem ser tomados no caso de dores nas costas ou cabeça.

Cigarros: Evitar ao máximo, ou não fumar. Há muitas substâncias tóxicas (mais de 4 mil) presentes no cigarro e muitas delas são absorvidas pelo organismo da mãe e, mesmo que a criança não inale a fumaça, sofr com seus malefícios através do leite materno.

Tingir o cabelo: As tintas contêm amônia, e não é aconselhável desde o início da gravidez. É importante evitar as tintas quando tiver nos primeiros meses de amamentação, se houver muita necessidade de pintar os cabelos, deve lavá-los bem após a tintura e usar uma touca nos três primeiros dias enquanto amamentar, evitando que o bebê tenha contato com componentes alérgenos.

Chocolate: Sem excessos. Pois é calórico, gorduroso, contém cafeína e pode causar leve agitãção no bebê.

Bebida Alcoolica: Evitar a ingestão de bebidas ao máximo, o álcool pode passar pelo leite e deixar o bebê sonolento, enjoado, hipoativo e com risco de apresentar apnéia (parada respiratória).

“Qualquer atitude a ser tomada nesse período de amamentação, a mulher deve consultar seu médico antes, para garantir que nada prejudique a saúde do bebê, quem amamenta deve tomar certos cuidados com o que ingere. Artigos como esse servem para esclarecer e informar mas não substituem de forma alguma a consulta do seu médico e o que ele indicará para você.” ;)

Matérias relacionadas