O que você deixa de conquistar por insegurança e medo?

É preciso desafiar suas inseguranças, dar tchau para o medo e encarar os bichos-papões que você anda criando na sua mente. Abra mão de todas as palavras negativas já!

Em todas as áreas de sua vida você sentirá insegurança e medo, sabia? Mas fique tranqüila, todos sentem, principalmente quando te lançam um desafio. Na maioria das vezes, quando somos desafiados a fazer algo novo, a primeira reação que temos é de insegurança e, por conseqüência, de medo de não conseguir ou de não dar certo, por exemplo.
Quando temos essa percepção as chances de avançarmos é mínima. Afinal, quem é que quer sair da zona de conforto para sentir dor? Ninguém! Mas chegou a hora de mudar. É preciso desafiar suas inseguranças (que adquiriu durante toda sua vida), dar tchau para o medo e encarar os bichos-papões que você anda criando na sua mente. Abra mão de todas as palavras negativas já!
Mas o que é medo? Medo é quando você se sente inseguro a respeito de uma situação, emoção ou pessoa. É individual e se manifesta em cada um de forma diferente. O mais preocupante, contudo, não é “sentir medo”, mas a “forma com que você sente” esse medo, a sua intensidade. Por exemplo, você diz ter medo do escuro. Ok! Mas na verdade, tem medo do que o escuro pode esconder, como um maníaco ou algo assim.
Esse sentimento te impede de conquistar lugares mais altos?

Acredite, deixamos de conquistar muitas coisas porque achamos que não somos capazes, que não daremos conta. Mas tenho algo para lhe dizer: Você tem capacidade, sim! Você foi premiada com dons, portanto, busque incessantemente o aprimoramento.

Então, não tenha medo, mas coragem! Confie em você, na sua espiritualidade e não fuja jamais. Encare-os. E lembre-se: Nem sempre teremos a oportunidade de dar aquela escapadinha. Quem dera pudéssemos…

E mesmo te falando isso, você vira e diz: “Tenho muito medo! Não consigo controlar isso! É mais forte que eu!”. Tenho algo para dizer para você, grave isso: O medo sempre vai existir, seja para proporcionar algo positivo ou negativo na sua vida. E ele é bom, sabia? Ele te auto-preserva, te ajuda a melhorar seu desempenho e também a vigiar seus atos, porém, em excesso prejudica!

Quer saber, você nunca estará livre de temer algo. Você sempre se deparará com situações difíceis, que te porão a prova, como, o medo de pedir desculpas para alguém, o medo de ousar mais no trabalho, o medo em não ter domínio da situação, o medo da mudança, o medo de relacionar-se, o medo de desafios, o medo de começar algo novo…
Tudo isso é insegurança em si mesma. E, para que isso não interfira mais na sua vida, fique de olhos atentos às nossas dicas:

* Nem sempre teremos domínio da situação, mas não permita que a situação te domine, ok! Seja inteligente
* Quer conquistar um novo emprego? É simples. Faça cursos de especialização, aprenda um novo idioma ou até mesmo aperte a tecla “send” do seu email com seu currículo anexo
* Projeto novo à vista? Confie no seu taco e arrase!
* Quer dar um upgrade no seu relacionamento? Fale o que te der na telha, seja mais ousada, mas claro, com a devida cautela
* Para nunca esquecer: O medo sempre vai existir. Antes de fugir, avalie o problema e, se possível, encare-o com tranquilidade
Artigo de Layla Marques (acessando.org). Ela é jornalista e, com sua espiritualidade, busca ajudar as pessoas a ter relacionamentos mais saudáveis.

Matérias relacionadas