Ouvir música com o volume muito alto pode prejudicar seu tímpano. Veja alguns cuidados.

Você sabia que muitos sons podem prejudicar a sua audição? Como o barulho de aviões, de máquinas industriais e de música muito alta. Quando exposta a sons intensos, mesmo por pouco tempo, a pessoa pode sentir uma leve surdez passageira, mas a audição volta ao normal aos poucos, ao se retirar do ambiente barulhento. Sons excessivamente altos podem levar a perda permamente da audição. Pois conforme o tempo passa ele pode sofrer alguns probleminhas, por ser uma membrana bem fina e sensivel.

O tímpano pode ser chamado de caixa timpânica, pois possui quatro “janelas” que são bem frágeis e vibram ao ouvir sons. 

Quem trabalha em atividades barulhentas, como um operador de britadeira, corre riscos de saúde se não se precaver contra o barulho contínuo.

Ouvir música alto é bem mais emocionante, porém lembre-se das consequências que trará ao seu tímpano. Não há a necessidade de ouvir em um volume muito elevado, ouça suas músicas em um volume que seja o bastante para seu divertimento, e que não faça mal ao seus ouvidos.

O bombardeio constante dos ouvidos com música em volume alto em discotecas e shows de rock pode causar perda de audição. Até os grupos modernos menos barulhentos atingem níves de som perigosamente altos. O nível de som numa discoteca médica chega a 120 dB – o mesmo de um avião a jato. Quem tem maior probablilidade de sofrer danos na audição são os próprios responsáveis pelos shows, pois são obrigados a ouvir música alta noite após noite. Ouvir música alta por muito tempo também pode danificar os ouvidos. Esse é um problema facilmente evitável.

 

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Barulho no trabalho

O trabalho em fábricas e indústrias muito barulhentas prejudica a audição de muita gente. O barulho alto danifica a cóclea no ouvido interno. Não é só a quantidade de barulho que conta, mas também quanto tempo a pessoa fica exposta a ele. Existem leis que estabelecem o nível, 85 dB, acima do qual o barulho se torna perigoso.

Se o barulho ultrapassar esse limite, o empregador deve fornecer tampões ou protetores de ouvido. Cade aos fiscais de segurança verificar se esses protetores estão disponíveis e sendo corretamente usados.

Na água

Uma pessoa com tímpanos perfurados ou com drenos nos tímpanos deve evitar a entrada de água no ouvido. Se a água atingir o ouvido médio, ela pode causar infecções ou danos ao ouvido. O uso de toucas de banho evita que a água entre nos ouvidos, principalmente se a pessoa mantiver a cabeça fora d´ água. Existe uma massa de silicone que se coloca no interior do ouvido e funciona como um isolante à prova d´água. Usada em conjunto com a touca de banho, garante boa proteção contra infecções de ouvido.

PRIMEIROS SOCORROS

Nunca tente empurrar ou enfiar algo nos ouvidos para limpá-los. Isso pode comprimir a cera e torná-la dura, impedindo-a de sair normalmente. A função dela é justamente juntar a sujeira e levá-la para fora do ouvido. Se você deixar seus ouvidos em paz, eles se limpam sozinhos. Há também o risco de se danificar o tímpano ou causar sérios problemas de audição ao se enfiar alguma coisa no ouvido.

Limpeza

Geralmente, não há necessidade de se limpar os ouvidos com cotonetes. Os pêlos e a cera no canal auditivo fazem esse trabalho por você.

Perfurações Timpânicas 
A membrana do tímpano é um dos responsáveis pela captação e transmissão do som para a orelha interna. Infecções ou traumas podem perfurá-la e prejudicar a audição. Pequenas cirurgias recuperam o tímpano.
 
Corpos estranhos 

Muitas vezes as crianças colocam objetos dentro da orelha e não falam nada, estes objetos estranhos podem causar infecções. Se um objeto ficar preso no canal auditivo, incline a cabeça para ele cair e procure orientação médica.

Natação

Se você tiver algum problema de ouvido, use uma touca de banho e dois protetores auriculares quando for nadar.

Dores de ouvido

Se sentir dor de ouvido, procure tratamento médico o mais cedo possível. Dor de ouvido é sinal de que algo está errado com ele e pode esconder uma infecção no ouvido médio. Essas infecções levam a complicações mais graves porque podem se espalhar para outras partes do corpo. Por isso, quanto mais cedo fizer o tratamento, mais tranqüilos ficarão você e sua família. Qualquer problema de ouvido, procure o mais rápido possível um médico para examiná-lo.

 

TESTE  SUA AUDIÇÃO 
Se você suspeita de alguém próximo ou parente que tenha dificuldades ao ouvir, faça este pequeno teste com ele para determinar se tem alguma perda auditiva. Lembramos que é apenas um questionário , sendo necessário fazer um exame clínico para determinar realmente a perda auditiva do paciente.
 
Responda Sim ou Não 

. Durante uma conversação você perde alguma palavra? 

 Sim  

 Não 
. Você foi exposto a ruído excessivo em seu trabalho? 

 Sim  

 Não 
. É comum durante uma conversação, você pedir para a pessoa repetir o que ela disse? 

 Sim  

 Não 
. Seus amigos ou familiares, reclamam sobre sua audição? 

 Sim  

 Não 
. Tem dificuldade em entender conversas ao telefone? 

 Sim  

 Não 
. Ouve rádio ou TV em um volume alto de forma que as outras pessoas reclamem? 

 Sim 

 Não 
. Evita convivio social, ir ao cinema, teatro, restaurantes e festas por dificuldade em ouvir o que as pessoas estão falando? 

 Sim 

 Não 
. Tem dificuldade em entender as pessoas, na discriminação das palavras, quando estas falam em grupos ou ambientes barulhentos? 

 Sim 

 Não

Resultado:
Se você respondeu sim a quatro perguntas ou mais procure orientação médica a fim de fazer um exame mais minucioso com um profissional responsável.

 

Fontes: surtec.sur10.net, otorrinospoa.com.br, blogdicas.com.br

Matérias relacionadas