Para que serve a linhaça?

A linhaça traz muitos benefícios a nossa saúde, possui componentes antioxidantes e anticancerígenos. Na casca são encontrados minerais, proteínas e vitaminas. Há uma substância presente na linhaça chamada lignana, que possui função parecida com a do estrógeno. Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6).

Dentre seus benefícios podemos destacar:

- contribui para o bom funcionamento celular, afastando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas;

- pode ser usada para tratamentos de câncer, sendo que deve sempre ter a orientação do médico para isso;

- contribui para redução de peso;

- reduz o LDL, o mau colesterol;

- reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas;

- equilíbrio dos hormônios e regula o intestino;

- controla o diabetes;

- saúde cardiovascular;

- melhora pele, diminuindo espinhas;

Como consumir:

Você pode comprár a linhaça triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

Uma boa forma de usá-la é em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

O óleo de linhaça:

Muito rico em Omega 3 e Omega 6, é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3. Melhora o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos.

Tipos de linhaça:

Linhaça dourada
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Seu sabor é mais suave do que o da escura.

Linhaça marrom
É mais fácil encontrá-la. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

Com informações de perdendopeso.com e saude.abril

Matérias relacionadas