Quais são as causas da tendinite e como aliviar seus sintomas?

O uso excessivo do computador é uma das principais causas de tendinite, mas como essa ferramenta de trabalho se tornou essencial na rotina de trabalho ou ao realizar atividades pessoais devido a sua praticidade, não é incomum observar pessoas que apresentem o problema.

A cada dia aumenta a quantidade de pessoas que sofrem de LER-DORT (Lesões por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) e a postura para quem trabalha muitas horas em frente ao computador, por exemplo, influencia bastante para agravar essas lesões e até ocasionar outras.

Entre as doenças que integram a LER-DORT, a tendinite é a que mais atinge a população, segundo especialistas.

Uma opção de tratamento para quem sofre com o problema é a acupuntura. Por ser uma terapêutica antiinflamatória, comprovada cientificamente, o método trata a tendinite com bastante eficiência. “A acupuntura, de fato, tem uma ação local antiinflamatória, por liberar substâncias orgânicas ativas como, por exemplo, a  adenosina, que é liberada no local do ponto de acupuntura. E também há uma ação sistêmica, à distância, que é mediada pela liberação no sistema nervoso central de neurotransmissores e/ou peptideos opioides como a serotonina e as endorfinas respectivamente, entre outras substâncias e fatores de crescimento, que atuam excitando ou inibindo os neurônios e aliviando a dor e combatendo a inflamação”, explica o acupunturista Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC).

A eficácia do método no tratamento da tendinite foi reconhecida e endossada no Congresso para Consenso em Acupuntura, ocorrido em 1997 promovido pelos National Institutes of Health dos EUA, na cidade de Bethesda, Maryland.

Os pontos trabalhados durante as sessões de acupuntura são aqueles localizados próximos ao local da dor e também nos ângulos ungueais da extremidade dos dedos das mãos; nos punhos; tornozelos e orelhas.

Confira algumas dicas do Dr. Luna para prevenir ou aliviar os sintomas da tendinite:

– Evite posições viciosas ao trabalhar ou se divertir no computador;
– Tente não repetir várias vezes o mesmo movimento;
– Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos que possam prejudicar o seu fígado;
– Evite se aborrecer;
– Não abuse de alimentos gordurosos ou frituras;
– Use gelo na região afetada, com exceção do abdome e da coluna lombar.
Fonte consultada: Acupunturista Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC). Informações: www.luna.med.br /www.abarj.com.br ou (21) 2257-3065

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *