Respostas para algumas dúvidas de mulheres que tiveram parto cesariano

É comum se ter várias dúvidas quando se acaba de fazer um parto cesário, o período pós-parto mexe com as futuras mamães e lhe enchem de preocupações do que se pode ou não fazer, o que se deve ou não usar, o que pode prejudicar, após quantos dias é possível ter relações sexuais, porque ocorre sangramentos, dores, etc.

As respostas para essas e outras dúvidas você confere abaixo:

Posso praticar exercícios físicos? Quando poderei recomeçá-los?

Desde o primeiro dia após a cesárea, é importante começar a se movimentar e a caminhar. Exercícios de flexão e extensão dos pés, pernas e coxas,  e assim como massagens nessas regiões devem ser realizadas logo após o parto, para que possa ativar a circulação sanguínea. Ir se movimentando aos poucos. Para práticas físicas mais intensas, como abdominais, por exemplo, você deve esperar a liberação do médico, que, em média, demora 40 dias.

Quando posso voltar a ter relações sexuais?

A cesárea é uma cirurgia e merece os cuidados pós-operatórios. Mas as relações sexuais podem ser iniciada logo após cicatrização completa da regiçoes afetadas pela cirurgia. Nas primeiras relações sexuais, a penetração deve ser mais cuidadosa, pois o revestimento da vagina está mais fino e menos lubrificado, podendo assim ser mais dolorosa a relação.

Há desconfortos ao urinar?

Não é raro algum desconforto nas primeiras micções, mas não devem ser dolorosas e nos primeiros dias o volume é maior devido à eliminação da água retida pelo organismo durante a gravidez. Compete ao seu médico avaliar até onde seu sintoma não sugere uma cistite (inflamação de urina).

Quais cuidados devo ter com o corte da cesária? E como deve ser a higiene geral?

É importante lavar a região com água e sabonete. Eventualmente, o obstetra vai indicar o uso de anti-sépticos na primeira semana. Não se deve forçar os pontos, procurar manter a região sempre limpa e seca. Para higiene é importante o uso de absorvente genital pós-parto, e eles devem ser trocados com freqüência.

E o sangramento?

Estas perdas sanguíneas têm nome de lóquios. Em geral, o sangue é aguado, sem odor fétido, pouco abundante e decrescente no puerpério imediato do 1° ao 10° dia. Os lóquios podem persistir durante todo o puerpério tardio, que vai do 11° ao 42° dia do pós-parto.

A cinta modeladora no pós-parto, devo usá-la?

O melhor é não usar. A cinta pós-parto funciona como uma tipóia, como se estivesse “engessando” a região e não deixando os músculos trabalharem para retomar sua tonicidade anterior. Contudo, pode ter seu uso liberado em situações especiais, como para locomover-se em veículos — pois promove uma sensação de segurança — durante as primeiras semanas após o parto.

Cuidados para se sentir bem

Seguindo todas estas instruções, descansando, dormindo bem, tendo momentos tranquilos, uma alimentação rica em fibras, ingestão de frutas e legumes, uma boa hidratação e curtir a emoção de ser mãe. É gratificante.

Informações mais completas a respeito dessas e de outras dúvidas, você encontra no site a seguir: www.abcdasaude.com.br

Matérias relacionadas