Sangramento na Gengiva – O que fazer?
Uma das queixas freqüentes de meus clientes é o sangramento da gengiva. O sangramento é espontâneo ou quando escova os dentes. É uma coisa bem desagradável ver a boca sangrando…
Tem solução? É claro que tem!!
O sangramento ocorre como conseqüência de um processo inflamatório e infeccioso que se instalou na gengiva. Isso é causado por bactérias que moram na região da gengiva. Quando elas recebem uma dose extra de alimentos, devido à má higienização, elas começam um processo de multiplicação acelerado. Essas bactérias liberam toxinas (um tipo de veneno) sobre a gengiva e aí começa o processo inflamatório, porque estas toxinas são nocivas ao organismo e ele vai agir para eliminá-las o mais rápido possível este agente agressor. Ocorrem então alguns fenômenos na gengiva tais como aumento a circulação sanguínea, os vasos sanguíneos ficam mais porosos, as células de defesa migram para essa região para atacar o inimigo, que são as bactérias. Se as bactérias forem em grande número e penetrarem na gengiva ocorrerá a resposta infecciosa, podendo haver, além do sangramento, febre, dor e inchaço. Então o sangramento não é uma coisa de todo ruim. É um aviso de que alguma coisa vai mal e devemos tomar uma atitude para resolvermos mais rápido possível o problema.
Acontece que existem pessoas que não ligam pra isso. Não gostam de cuidar-se e ficam com a boca num estado lastimável. Só se lembram do dentista quando estão nas últimas…
Quando sua gengiva estiver sangrando procure escovar mais naquela região. É um grande erro deixar de escovar e/ou passar o fio dental na região da gengiva que estiver sangrando. Isto só vai piorar a situação!
Se o sangramento não cessar em uma semana, após escovação criteriosa, procure um dentista.
O que acredito ser mais importante é que você procure um dentista e prcure seguir as instruções passadas para manter gengivas saudáveis.  Se você tentar usar técnicas inadequadas para escovar os dentes e usar fio dental podem, na verdade, irritar ou traumatizar o tecido da gengiva e piorar ainda mais a situação. Muito cuidado.

Veja também!