Sugestões de exercícios físicos para fazer em casa e ficar em forma. Confira

Para quem não dispõe de muito tempo e recursos para frequentar academias, alguns exercícios podem ser feitos em casa, para manter o corpo em forma. Mas antes de iniciar qualquer atividade física você precisa ter consciência corporal e saber se está apta ou não à pratica de esportes, ou seja, precisa fazer uma consulta com o seu médico. Além disso, é preciso ter disciplina para manter a regularidade.

No início, o ideal é fazer 3 séries de 15 repetições para cada movimento. À medida que o treinamento for evoluindo, é recomendável também que haja uma mudança no número de séries e repetições. A seguir, algumas sugestões de exercícios:

MEMBROS INFERIORES

AGACHAMENTO

Editora Globo

Agache, com os joelhos dobrados de maneira a formar um ângulo de 90º com a coxa e batata da perna, como se fosse sentar em uma cadeira. Os
braços esticados ajudam a manter o equilíbrio.

AVANÇO

Editora Globo

O avanço é uma variação do agachamento. Apenas uma das pernas fica dobrada a 90º. A outra fica semiestendida e serve como apoio para a elevação e agachamento do quadril. Alterne as pernas.

MEMBROS SUPERIORES

FLEXÃO DE TRÍCEPS

Editora Globo

Ainda usando uma cadeira, apóie os braços nela, mantenha as pernas em um ângulo de 90º e suba e desça o tronco.

CRUCIFIXO RETO

Editora Globo

Deite-se sobre um banco e abra e feche os braços, usando um peso leve.
Esse exercício trabalha o peitoral.

FLEXÃO

Editora Globo

Posicione-se de frente para o chão e deixe as mãos na largura dos ombros, posicionadas a 90º em relação ao corpo, e os cotovelos semiflexionados. Eleve todo o tronco e volte à posição inicial em seguida. Comece deixando os joelhos apoiados no chão e, à medida em que evoluir na execução, tente manter somente a ponta dos pés apoiada. É um exercício bom para peito, tríceps e ombro.

Fonte: Por Marcio Atalla para Marie Claire

Matérias relacionadas