Tipos de tratamento para manchas vermelhas no rosto e colo

Tratamento para manchas vermelhas. As regiões mais atingidas por manchas são o rosto e o colo. Para saber mais sobre as manchas e os tipos acesse: Tipos de mancha que atingem o rosto e tratamento ideal para cada tipo.

O tratamento da poiquilodermia consiste em intercalar sessões de laser e luz intensa pulsada — uma tecnologia que emite luz, mas não é laser. Gera calor que atinge e destrói os vasinhos. A porcentagem de melhora varia de 50% a 80%. Os aparelhos mais modernos para combater esse tipo de marca são:
Harmony XL
Indicação Poiquilodermia e melanoses no rosto e no colo.
Como funciona O aparelho combina luz intensa pulsada e laser de Erbium fracionado. A luz destrói a hemoglobina dos vasos e a melanina da pele, promovendo seu clareamento; já o laser remove as células da superfície cutânea, provocando descamação e clareando o local. Antes de começar o tratamento, é preciso preparar a pele com o uso de ácidos e substâncias clareadoras, como hidroquinona. A luz intensa pulsada é suportável sem sedação, já o procedimento com laser exige anestésico tópico. Nos dias subsequentes, a região tratada fica com aspecto bronzeado e descama por dois, três dias. Em alguns casos, surgem crostas. É importante usar bloqueador solar e hidratante ao menos duas vezes ao dia, após as sessões.
Contraindicação Vitiligo, pele bronzeada, gravidez e lesões na pele.
Número de sessões De três a seis para luz intensa pulsada e de uma a duas para o laser. Os intervalos variam de três a quatro semanas. Logo na primeira sessão, já é possível notar melhoras.

StarLux
Indicação Poiquilodermia e melanoses no rosto e no colo.
Como funciona A luz intensa pulsada emitida pelo aparelho é absorvida pelos pigmentos, que se microfragmentam e, mais tarde, são expelidos pelo organismo. Na hora dos disparos, a paciente sente a área tratada aquecer. Nos dias subsequentes, formam-se casquinhas e, quando elas caem, revelam uma pele lisinha e livre de marcas. São duas as vantagens desse aparelho: suas ponteiras são resfriadas até 4ºC, o que torna o desconforto menor em relação a outros equipamentos do gênero, e ele também melhora o tônus da pele. Antes de começar o tratamento, é preciso evitar o sol e suspender o uso de ácidos até dois dias antes. Protetor solar é imprescindível após as sessões.
Contraindicação Peles negras, morenas ou bronzeadas.
Número de sessões Quatro ou cinco, com intervalos de três a quatro semanas. Os resultados aparecem após a quarta sessão.

Photoderm
Indicação Poiquilodermia e melanoses no rosto e no colo.
Como funciona A luz pulsada é absorvida pelos pigmentos (hemoglobina ou melanina), que se fragmentam e, depois, são eliminados naturalmente pelo organismo. Duas semanas antes, é preciso preparar a pele com o uso de ácido retinoico e hidroquinona. O procedimento é dolorido, mas suportável. “Em geral, não é usada anestesia, pois ela diminui o calibre dos vasos, dificultando sua identificação pelo equipamento”, explica Denise Steiner. Ao término do tratamento, a pele fica avermelhada por cerca de 20 minutos e, nos dias seguintes, formam-se casquinhas, que caem em sete dias. A coloração da pele volta ao normal em duas semanas. Durante esse período, o uso do filtro solar é indispensável.
Contraindicação Peles escuras ou bronzeadas, porque a alta concentração de melanina pode acabar atraindo o laser.
Número de sessões De quatro a seis, com intervalo de um mês entre elas. Os resultados aparecem na segunda sessão.

Fraxel Dual
Indicação Poiquilodermia e melanoses no rosto e no colo.
Como funciona Esse aparelho com tecnologia fracionada provoca microferimentos na pele, o que ajuda a eliminar os pigmentos das manchas. Como atinge pequenas regiões, acelera a cicatrização natural do organismo e estimula o surgimento de novo colágeno. Resultado: um tecido saudável surge no lugar das imperfeições e, de quebra, você ainda rejuvenesce. “É necessário o uso de anestésico tópico e, após o procedimento, a região fica levemente avermelhada por 48 horas”, diz Otávio Macedo. Antes de começar o tratamento, é preciso evitar o sol e suspender a aplicação de ácidos até dois dias antes. O uso de protetor solar é imprescindível após as sessões.
Contraindicação Peles com cortes ou herpes; gravidez.
Número de sessões De quatro a cinco, com intervalos de 15 dias entre elas. Os Resultados começam a aparecer após a quarta sessão.

Outros tipos de manchas e seus devidos tratamentos que atingem principalmente as regiões do colo e rosto da mulher:

• Manchas vermelhas

Manchas escuras e sardas

Melasma

Conheça alguns cremes que ajudam a clarear as manchas

Fonte: Marie Claire

Matérias relacionadas