Tomei pílula sem saber que estava grávida, e agora?

Olá, doutora! Estou grávida, mas antes de saber da novidade, tomei pílula anticoncepcional durante uma semana. Claro que suspendi o uso quando descobri, mas meu bebê corre algum risco? Obrigada, Karla.

Karla, não se preocupe com isto, pois até que ocorra a nidação (implantação do embrião no útero) e desenvolvimento fetal, não há troca de sangue com o feto e, portanto, não há perigo do uso de medicamento. Além do mais, em muitos procedimentos de reprodução assistida também são usados hormônios. Comece o pré-natal. Por isso, qualquer medicamento usado antes da confirmação da gravidez não trará riscos.

                                                               * * *

Olá, Dra. Denise! Planejei minha gravidez, tomei todas as vacinas necessárias e o ácido fólico como meu médico recomendou. Embora tenha tomado a primeira e a segunda dose da vacina contra a rubéola com mais de um ano de antecedência, perdi meu bebê com poucas semanas de gestação. A biópsia comprovou que a causa foi mesmo a rubéola. Após sete meses, meu organismo ainda não se recuperou da doença, mas eu quero engravidar novamente por já ter 38 anos. Devo tentar novamente? Obrigada, Deise.

Deise,
A maior parte dos abortamentos do primeiro trimestre é decorrente de má formação do feto por alterações genéticas, sendo uma defesa do organismo para gestações complicadas. O aborto de causa infecciosa pode ser por outra virose, como citomegalovírus, por exemplo. A vacina contra a rubéola imuniza a paciente para o resto da vida. Pode engravidar sem medo.

Fonte: IG

Veja também!